MinistroO recém nomeado Cultura recém-nomeado da Tailândia, Sua Excelência Sr. Sontaya Kunplome, que já havia sido ministro do desporto, organizou uma reunião especial no ministério com o presidente do Conselho Mundial de Muaythai (WMC) , General Chetta Thanajaro, o Presidente da Associação de Muaythai Amador da Tailândia (AMTAT) e Federação Internacional de Muaythai Amador (IFMA), Dr. Sakchye Tapsuwan, o secretário-geral do IFMA, o Sr. Stephan Fox, e muitos outros representantes notáveis.

O ministro estava entusiasmado com a candidatura do Muay thai junto do Comitê Olímpico Internacional (COI), depois de obter relatórios completos, tanto do WMC e IFMA, as duas únicas federações mundiais reconhecidos.

Em conferência de imprensa logo após a reunião, o ministro informou à imprensa que a Tailândia deve estar orgulhosa com o reconhecimento internacional do Muaythai. Agora, inicia-se um novo capítulo com o processo de pedido de reconhecimento do COI. O ministro reafirmou que o governo tailandês apoia totalmente a WMC e IFMA e que vai agora dar assistência ainda a mais eventos internacionais, começando com o World Junior Championships a ser realizado na Turquia, em que crianças de cinco continentes se reúnem para o intercâmbio cultural e desportivo (01-02-2013).

In: www.wmcmuaythai.org